Disciplina

Teoria das Organizações

2.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Objetivos:
Esta unidade curricular tem como finalidade estudar e compreender, sob o ponto de vista macro, as organizações na sua globalidade, enquanto formações sociais complexas, incidindo num primeiro momento no papel das organizações na sociedade, seguida do estudo da evolução do pensamento organizacional e num terceiro momento dos processos organizacionais coletivos (desenho estrutural, cultura, poder).
A abordagem dos temas centra-se na análise das organizações como produtos coletivos da interação social e da comunicação com o meio envolvente interno e externo, de modo a que os alunos compreendam o funcionamento e dinâmica do seu objeto de intervenção profissional.

Competências:
Com esta cadeira, os alunos deverão adquirir competências que lhes permitam:
• Analisar, refletir e criticar o papel, função e resultados sociais das organizações;
• Identificar e compreender pressupostos, génese, contributos e limitações das várias abordagens teóricas, como se refletem no presente e como inscrevem a comunicação no funcionamento das organizações;
• Caracterizar e compreender o que é o desenho estrutural das organizações, sua evolução e fatores de contingência e sua implicação na comunicação organizacional;
• Compreender a cultura e o exercício do poder como produtos sociais indissociáveis dos processos de interação social e comunicacionais.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Sandra Miranda

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Rita Mourão
Sandra Miranda
Vera Morais