Disciplina

Comunicação do Risco e da Crise

6.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL / OPCIONAL

Os gestores de empresas envolvidas em crise, têm aprendido da maneira mais difícil, aquilo que acontece quando o impensável se torna realidade – um acidente resulta em morte ou lesão, a aquisição da empresa não faz com que os preços das ações aumentem, a existência de componentes tóxicos nos alimentos, nos medicamentos e bebidas provocam pânico generalizado. Nestes momentos, toda a atenção se concentra nos culpados – e os meios de comunicação social em poucas horas tornam estas crises em manchete.
Nenhuma empresa ou organização está imune à crise. Todos os dias, as organizações correm o risco de ser afetadas. No entanto, a crise não tem necessariamente de se transformar num desastre para a empresa ou organização envolvida. Comunicação de Crise é uma disciplina que visa dar conselhos sobre como limitar os danos de forma eficaz, agindo rapidamente e de forma positiva. Além disso, pretende explicar como transformar uma crise numa oportunidade através de comunicação eficiente, e o uso de estratégias bem sucedidas de relações públicas.
Recorrendo ao estudo de casos paradigmáticos e atuais, nacionais e internacionais, e a apresentação dos mais recentes conhecimentos sobre gestão de crises, pretende a disciplina, ser um guia para a preparação das organizações para futuros desafios e crises organizacionais.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Sandra Pombo

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Sandra Pombo