Disciplina

Comunicação Intercultural

5.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM PUBLICIDADE E MARKETING (ANTIGO) / OPCIONAL

A unidade curricular aborda as contribuições das Ciências Sociais e Humanas, em especial da Antropologia, da Psicologia e das Ciências da Comunicação, para a compreensão da comunicação entre indivíduos e grupos provenientes de diferentes contextos culturais, tendo como principal objectivo dotar os alunos de um corpo conceptual e prático para a comunicação intercultural. O programa tem duas secções: a primeira introduz as teorias e os quadros conceptuais para o estudo da diversidade cultural e o impacte da globalização, discutindo a emergência do choque cultural e as metodologias para a sua abordagem, convergindo para o desenvolvimento das competências interculturais. A segunda propõe-se abordar cinco temas, a seleccionar pelos alunos, de entre quinze dossiers disponíveis: 1. Comunidades minoritárias em contextos de forte migração, 2. Comunicação Intercultural em grandes eventos internacionais, 3. Comunicação em ambientes de conflito internacional, 4. Gestão em ambientes multiculturais, 5. Campanhas publicitárias internacionais, 6. Dinâmicas interculturais no turismo, 7. Identidades, máscaras e diversidade cultural na Web, 8. Jornalismo e investigação multi-situada, 9. Processos interculturais nas artes performativas, 10. Softpowers e comunidades de fans, 11. Equívocos, barreiras línguísticas e processos de tradução, 12. Multiculturalidade na produção de linguagens e práticas do corpo, 13. Produtos e consumos: do local ao global, 14. Cuidados de saúde internacionais, 15. Experiências educacionais interculturais.