Disciplina

Linguagens Visuais

3.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM PUBLICIDADE E MARKETING

Objetivos:
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de instrumentos conceptuais que possibilitem uma visão e reflexão crítica sobre a imagem ao mesmo tempo que lhes fornece ferramentas para a sua análise e interpretação.
Pretende-se assim desenvolver um quadro de referências teóricas e métodos de análise com o objectivo de criar uma sistematização da experiência visual.

Competências:
• Obter os instrumentos conceptuais que permitam compreender como se percepciona uma imagem e o papel do espectador na construção da imagem.
• Adquirir o conhecimento e a compreensão do dispositivo da imagem, analisando os meios, as técnicas de produção e os suportes das imagens.
• Aquisição das bases teóricas e históricas que permitam avaliar o papel da imagem como sistema de representação social.
• Desenvolver competências de análise intra-imagética: os elementos constitutivos de uma imagem; o espaço representado; o tempo representado; a narração e o sentido da imagem.
• Compreender as relações entre imagem e arte.
• Desenvolver a capacidade de articulação de um discurso crítico e contextual sobre vários tipos de imagem.
• Capacidade de análise e de interpretação de diferentes práticas de imagem.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Carla Medeiros

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Carla Medeiros
Fátima Lopes Cardoso