Disciplina

Estatística Multivariada

4.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM PUBLICIDADE E MARKETING

Objetivos:
Esta disciplina pretende completar as competências dos alunos na área dos métodos quantitativos de análise de dados, nomeadamente o tratamento de várias variáveis em simultâneo.
Serão apresentados procedimentos de Estatística Multivariada que permitem complementar o estudo de relações entre variáveis, redução de dimensionalidade de dados, segmentação de indivíduos e posicionamento de objetos. A aplicação destas técnicas de análise dos dados multivariados terá um carácter exploratório e tem como aplicações práticas os estudos de avaliação de atitudes, estudos de imagem e posicionamento de marcas ou organizações e diferenciação de públicos.

Competências:
Pretende-se que alunos adquiram as seguintes competências:
• conheçam as várias técnicas utilizadas na análise exploratória de dados multivariados, de acordo com o objectivo da investigação e o tipo de variáveis envolvidas;
• criem e interpretem mapas perceptuais de posicionamento de objectos;
• possam agrupar e caracterizar conjuntos de variáveis ou de casos;
• estabeleçam e testem relações funcionais entre variáveis.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Cláudia Silvestre

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Ana Meireles
Cláudia Silvestre