Disciplina

Distribuição e Vendas

5.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM PUBLICIDADE E MARKETING

Objetivos:
Transmitir e organizar os conhecimentos e as metodologias de marketing atuais necessários à análise, definição e controlo das estratégias e políticas das variáveis do marketing-mix, em particular, canais de distribuição (retailing-mix), gestão da venda e gestão da equipa de vendas, tendo em vista a consequente maximização de resultados de uma gestão de marketing, quer estratégica, quer tática.

Competências:
Pretende-se que os alunos: (1) Percebam a evolução recente dos conceitos de Marketing e a sua influência na gestão da distribuição (retailing-mix) e das vendas; (2) Estejam a par dos novos conceitos de distribuição e vendas bem como das suas consequências estratégicas nas variáveis do marketing; (3) Acompanhem a evolução dos canais de distribuição e percebam as forças a atuar no mercado que induzem a transformação do sector (a racionalização, os perfis de consumidor e os ritmos que impõe, a concorrência, as relações Win-Win, as tecnologias, os modelos familiares, a internacionalização, o franchising, o outsourcing); (4) Percebam a função logística – distribuição física e gestão de marketing (just-in-time e just-for-you); (5) Conheçam as novas técnicas de gestão no ponto de venda (promoções, merchandising); (6) Compreendam e sejam capazes de operacionalizar as modernas ferramentas de vendas, de negociação e de gestão de equipa de vendas.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Manuel Batista

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Manuel Batista
Miguel Miranda