Disciplina

Análise Social

1.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM PUBLICIDADE E MARKETING

Objetivos:
A cadeira tem como objetivos principais apresentar aos estudantes quadros conceptuais e teóricos do âmbito das Ciências Sociais, integrando particularmente os patrimónios disciplinares da Antropologia e da Sociologia, que lhes permitam construir abordagens analíticas e críticas dos fenómenos sociais contemporâneos, marcados pela complexidade, densidade, instabilidade e fluidez próprios de sociedades em contextos de globalização e de grande dinâmica, quer interna quer nos seus relacionamentos interculturais e transterritoriais.
No âmbito da disciplina entende-se que haverá lugar ainda para uma apresentação das questões epistemológicas relativas à construção do conhecimento e às formas de entendimento da experiência social e a uma abordagem da comunicação simbólica nos grupos sociais.
Procura-se, com esta cadeira, estabelecer ligações e complementaridades com as restantes áreas de formação no âmbito das Ciências Sociais e com as áreas de formação específicas de cada curso.

Competências:
A cadeira estrutura-se à volta de três domínios principais, cuja abordagem deverá proporcionar aos alunos o conhecimento das questões envolvidas e a capacidade para a análise crítica dos fenómenos sociais: epistemologia das Ciências Sociais, as formas de entendimento e representação da experiência social e a construção simbólica das relações sociais.
Com esta cadeira, os alunos deverão passar a ter conhecimento e a saber utilizar os conceitos e instrumentos teórico-práticos relacionados principalmente com os seguintes conteúdos:
• as dimensões da ruptura com o senso comum;
• instituições, relações de poder e expressão das diferenças e das desigualdades, reprodução social;
• particularização das visões do mundo e das práticas rituais e simbólicas daí decorrentes, identidade e alteridade.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Carlos Nuno

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Carlos Nuno
Pedro Mendonça
Rui Simões