Disciplina

Análise Económica

3.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM PUBLICIDADE E MARKETING

Objetivos:
Esta cadeira terá como principal objectivo a introdução aos conceitos e instrumentos na área da ciência económica (microeconomia e macroeconomia), de forma a contribuir para uma análise mais crítica e uma interpretação mais rigorosa da informação económica divulgada pelos agentes económicos e pelos meios de comunicação social.
Nesta perspectiva, pretende-se que os alunos possam compreender melhor o funcionamento da actividade económica e o comportamento dos diferentes agentes, em contexto de mercado, e analisar os efeitos na economia da adopção das diferentes medidas de política económica.

Competências:
Na área da microeconomia, a cadeira analisará o comportamento dos agentes económicos em contexto de escassez e em ambiente de mercado (procura, oferta e interacção entre ambas). Estudar-se-á ainda a forma de maximização do lucro adoptada pela generalidade das empresas, independentemente da estrutura de mercado onde estejam inseridas (concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio).
Será ainda discutido o conceito de bens e interesses públicos, semi-públicos e privados.
Na área da macroeconomia, a cadeira apresentará os principais agregados macroeconómicos (PIB, Inflação, Desemprego, Consumo, Investimento, Exportações, Importações, Saldo Orçamental, Saldo da Balança Comercial, entre outros) e estudará a forma como estes interagem e sofrem alterações perante a adopção de diversas medidas políticas (política fiscal, por exemplo).

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Maria José dos Santos

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Maria José dos Santos