Disciplina

Metodologias de Investigação Aplicadas à Comunicação

4.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM JORNALISMO (ANTIGO)

Unidade curricular de cariz teórico-prático que visa dotar os alunos de conhecimentos básicos relativos aos métodos e às técnicas de investigação científica aplicáveis ao estudo da comunicação e do jornalismo. Com a frequência desta disciplina os alunos deverão adquirir competências necessárias à compreensão e análise da ruptura com o senso comum através das principais metodologias de investigação usadas actualmente nas ciências da comunicação; formulação de questões de pesquisa e planeamento de estratégias de recolha e análise de informação; interpretação, avaliação crítica e utilização de dados provenientes de investigações empíricas. Comparação das metodologias de investigação científica com as formas empíricas e fragmentárias da investigação jornalística.