Disciplina

História Contemporânea

1.º SEMESTRE / LICENCIATURA EM JORNALISMO (ANTIGO)

A História Contemporânea é uma ferramenta imprescindível à prática jornalística, sobretudo num momento em que a discussão de princípios da ordem nacional e internacional, e do papel do homem na História, ganham crescente relevância.
Esta unidade curricular pretende (1) dotar os alunos dos instrumentos que lhe permitam fazer uma análise crítica das grandes questões e problemáticas da história contemporânea, conferindo ao passado um lugar na reflexão e conhecimento da sociedade presente; (2) fomentar o interesse em interrogar o passado, desenvolvendo a atitude crítica e o gosto pela contextualização histórica.
No final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: (a) identificar os grandes momentos da história contemporânea; (b) caracterizar as principais tendências que percorrem esses momentos, tendo em conta a sua complexidade e correlação; (c) conhecer as figuras centrais da história contemporânea; (d) analisar criticamente documentos históricos; (e) proceder a pesquisas bibliográficas e documentais.