Pós-Graduação Storytelling

Informações

A ESCS, em parceria com a SIC e a SP Televisão, apresenta o novo plano de estudos do curso de Pós-Graduação em Storytelling.

No sentido de dar continuidade ao seu projeto educativo, a ESCS alia-se à SIC e à produtora de televisão SP Televisão, para juntos criarem o curso de pós-graduação em Storytelling.
O intuito desta iniciativa é reflexo de um dos eixos estratégicos da Escola – a aproximação ao mundo empresarial – e das políticas públicas relacionadas com o setor criativo, combinando, numa única oferta formativa, as dimensões teórica/concetual e prática/experimental.

Contexto e Objetivos

O curso de pós-graduação em Storytelling, que resulta de uma parceria entre a ESCS, a SIC e a SP Televisão, vem preencher um espaço vazio no âmbito da formação em narrativas audiovisuais, permitindo a especialização de profissionais na área dos conteúdos para televisão, cinema e novas plataformas.
Num mercado em que a arte e a técnica de contar histórias e ficcioná-las tem um papel cada vez mais relevante, torna-se indispensável dominar conceitos e estratégias de comunicação, que permitam gerar valor, no mercado da comunicação audiovisual nacional e numa escala globalizada.
Nesta pós-graduação, a abordagem multidisciplinar dos processos e das técnicas do storytelling oferece aos alunos a possibilidade de estudar as diversas linhas estruturantes da narrativa audiovisual, preparando-os para um mercado de conteúdos cada vez mais exigente e profissionalmente competitivo.

Competências

• Desenvolver a capacidade de criar narrativas lineares e não lineares para diferentes plataformas.
• Identificar, compreender e escrever para diferentes géneros e formatos.
• Adquirir competências de análise crítica de um projeto, nas suas diversas componentes e estratégias narrativas.
• Desenvolver conhecimentos avançados de escrita, pesquisa, análise, apresentação escrita e oral de projetos audiovisuais.

Destinatários

• Profissionais de comunicação que procuram especializar-se na área da narrativa e dos conteúdos digitais.
• Profissionais dos media que procuram aprofundar conhecimentos numa área do storytelling.
• Estudantes de comunicação, cinema e televisão que pretendam enriquecer os seus conhecimentos e competências na área profissional da escrita para audiovisual.

Saídas Profissionais

Os detentores da pós-graduação em Storytelling são preparados para corresponder a um alargado número de atividades profissionais, podendo trabalhar na área criativa mas também executiva, com particular destaque para as funções de argumentista, editor ou produtor de conteúdos.

Estagiar na SP Televisão

No fim do curso, os três melhores alunos terão a possibilidade de estagiar no Departamento de Escrita da SP Televisão.

Duração do curso

O curso tem a duração de um ano letivo.

Corpo Docente

Alexandre Castro
Ana Varela
Inês Gomes
Joana Pontes
João Félix
José Amaral
José Pinto Carneiro
Manuel Mora Marques
Nuno Bernardo
Pedro Lopes
Ricardo Miranda
Ricardo Real Nogueira
Rita Taborda Duarte
Vanda Sousa