Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias

A ESCS, em parceria com a Faculdade de Belas-Artes e a Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, apresenta um novo curso de Pós-Graduação em Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias.

No sentido de dar continuidade ao seu projeto educativo, a ESCS alia-se à Faculdade de Belas-Artes (FBAUL) e à Faculdade de Letras (FLUL), da Universidade de Lisboa, para juntos criarem um novo curso de pós-graduação em Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias.
O intuito desta iniciativa, com base em parcerias, é reflexo de um dos eixos estratégicos da Escola – a aproximação ao mundo empresarial – e das políticas públicas relacionadas com o setor criativo, combinando, numa única oferta formativa, as dimensões teórica/concetual e prática/experimental.

Coordenador do Curso
Prof. Doutor José Cavaleiro Rodrigues

Coordenação Executiva

José Cavaleiro Rodrigues (ESCS-IPL)
Maria João Gamito (FBAUL)
Nelson Pinheiro Gomes (FLUL)

Comissão Científica

Nacional
José Cavaleiro Rodrigues, Pedro Braumann e Paulo Faustino (ESCS-IPL)
Maria João Gamito, Eduardo Duarte e Sónia Rafael (FBAUL)
Maria Teresa Malafaia, Rodrigo Furtado, Nelson Pinheiro Gomes (FLUL)

Internacional
Terry Flew (Queensland University)
Robert Picard (University of Oxford)

Convidados
António Pedro Vasconcelos, Nuno Artur Silva, Filomena Serras Pereira e Inês de Medeiros

Corpo Docente
Ana Teresa Machado
João Rosário
José Cavaleiro Rodrigues
Manuel Batista
Maria João Centeno
Nélson Pinheiro
Paulo Faustino
Pedro Braumann
Pedro Neto
Suzana Cohen
Teresa Malafaia


PLANO DE ESTUDOS

1.º Semestre
ECTSHorasÁrea Científica
Gestão e Desenvolvimento de Projetos Criativos
152PR
Cultura, Sociedade e Hábitos de Consumo
64CSC
Culturas, Indústrias Criativas e Posicionamento Estratégico
64EC
Empreendedorismo, Inovação e Modelos de Negócio
64CE
Património, Território e Criatividade
64CAP
2.º Semestre
ECTSHorasÁrea Científica
Gestão e Desenvolvimento de Projetos Criativos
152PR
Marketing e Comunicação de Produtos Criativos e Culturais
34CE
Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento de Indústrias Criativas
64CSC
Autoria, Espaço e Street Art
64AM
Estilos de Vida, Modas e Comportamentos de Grupos/Tribos
34CSC
Criação de Valor e a Cidade como Marca
34AM

Objetivos do Curso

a) A formação continuada, o aprofundamento ou a aquisição de técnicas e de conhecimentos nas áreas da economia criativa, procurando dotar os seus destinatários das competências necessárias ao desenvolvimento de atividades profissionais e de investigação no sector das indústrias criativas;
b) Promover o desenvolvimento específico das seguintes competências: análise da realidade das Indústrias e Culturas Criativas, das suas transformações e tendências; desenvolvimento de projetos e produtos/serviços no sector das Indústrias e Culturas Criativas, criando competências no âmbito da criação e gestão de projetos, produtos, serviços, negócios e empresas; desenvolvimento de competências de análise do mercado da economia criativa e da comunicação estratégica nesse mesmo sector; conhecer e identificar oportunidades para apresentar projetos, nomeadamente nos principais programas públicos nacionais, europeus e internacionais de apoio às indústrias culturais e criativas.
c) Reunir e desenvolver contributos de cada uma das instituições signatárias na área das Indústrias Culturais e Criativas e projetá-los no ensino, na investigação e extensão à sociedade.

Destinatários

O curso tem como destinatários licenciados nas áreas das Ciências Sociais; das Humanidades; e das Artes, entre outras, com interesse nas temáticas da economia criativa.

Duração do Curso e ECTS

O curso tem a duração de um ano letivo, correspondente a 60 ECTS.