A ESCS, em parceria com a Faculdade de Belas-Artes e a Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, apresenta a segunda edição do curso de Pós-Graduação em Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias.
No sentido de dar continuidade ao seu projeto educativo, a ESCS alia-se à Faculdade de Belas-Artes (FBAUL) e à Faculdade de Letras (FLUL), da Universidade de Lisboa, para juntos criarem um novo curso de pós-graduação em Indústrias e Culturas Criativas: Gestão e Estratégias.
O intuito desta iniciativa, com base em parcerias, é reflexo de um dos eixos estratégicos da Escola – a aproximação ao mundo empresarial – e das políticas públicas relacionadas com o setor criativo, combinando, numa única oferta formativa, as dimensões teórica/concetual e prática/experimental.
Coordenador do Curso (edição 2018-2019)
Prof. Doutor Nelson Pinheiro Gomes (nelsonpinheiro@campus.ul.pt)
Coordenação Executiva
José Cavaleiro Rodrigues (ESCS-IPL)
Maria João Gamito (FBAUL)
Nelson Pinheiro Gomes (FLUL)
Comissão Científica
Nacional
José Cavaleiro Rodrigues, Pedro Braumann e Paulo Faustino (ESCS-IPL)
Maria João Gamito e Sónia Rafael (FBAUL)
Maria Teresa Malafaia, Rodrigo Furtado e Nelson Pinheiro Gomes (FLUL)
Internacional
Terry Flew (Queensland University)
Robert Picard (University of Oxford)
Corpo Docente
Ana Teresa Machado
Emídio Vilar
João Rosário
José Cavaleiro Rodrigues
Manuel Batista
Maria João Centeno
Nelson Pinheiro Gomes
Paulo Faustino
Pedro Braumann
Pedro Neto
Pedro Neves
Sérgio Vicente
Sónia Rafael
Suzana Cohen
Teresa Malafaia
PLANO DE ESTUDOS
1.º Semestre |
---|
2.º Semestre |
---|
ECTS | Horas | Área Científica | |
---|---|---|---|
15 | 2 | PR | |
3 | 4 | CE | |
6 | 4 | CSC | |
6 | 4 | AM | |
3 | 4 | CSC | |
3 | 4 | AM |
Objetivos do Curso
a) A formação continuada, o aprofundamento ou a aquisição de técnicas e de conhecimentos nas áreas da economia criativa, procurando dotar os seus destinatários das competências necessárias ao desenvolvimento de atividades profissionais e de investigação no sector das indústrias criativas;
b) Promover o desenvolvimento específico das seguintes competências: análise da realidade das Indústrias e Culturas Criativas, das suas transformações e tendências; desenvolvimento de projetos e produtos/serviços no sector das Indústrias e Culturas Criativas, criando competências no âmbito da criação e gestão de projetos, produtos, serviços, negócios e empresas; desenvolvimento de competências de análise do mercado da economia criativa e da comunicação estratégica nesse mesmo setor; conhecer e identificar oportunidades para apresentar projetos, nomeadamente nos principais programas públicos nacionais, europeus e internacionais de apoio às indústrias culturais e criativas.
c) Reunir e desenvolver contributos de cada uma das instituições signatárias na área das Indústrias Culturais e Criativas e projetá-los no ensino, na investigação e extensão à sociedade.
Destinatários
O curso tem como destinatários licenciados nas áreas das Ciências Sociais; das Humanidades; e das Artes, entre outras, com interesse nas temáticas da economia criativa.
Duração do Curso e ECTS
O curso tem a duração de um ano letivo, correspondente a 60 ECTS.