Indústrias Criativas e Culturais

Pós-Graduação em Indústrias Criativas e Culturais — Ano Letivo 2021/2022


NOTA: No ano letivo 2021/2022, o curso de pós-graduação em Indústrias Criativas e Culturais não se encontra em funcionamento.


A Pós-Graduação em Indústrias Criativas e Culturais tem como objetivo principal qualificar profissionais, com base no estudo interdisciplinar de técnicas, processos e métodos, para responder à procura do setor criativo e cultural, assim como desenvolver as suas capacidades empreendedoras.

O curso procura corresponder ao crescimento e ao dinamismo do mundo empresarial e das políticas públicas relacionadas com o setor criativo e cultural, combinando, numa única oferta formativa, as dimensões teórica/conceptual e prática/experimental.

Para além dos professores responsáveis das unidades curriculares, a pós-graduação contará, ainda, com a participação de destacados especialistas no setor criativo e cultural, nacionais e internacionais, que irão partilhar o seu conhecimento e experiências, assim como com formação especializada em empreendedorismo em diferentes unidades curriculares e em workshops especializados a desenvolver com uma rede de parceiros do Instituto Politécnico de Lisboa.

Este curso proporciona uma formação integrada e a compreensão crítica das indústrias criativas e culturais, para quem pretenda desenvolver a sua atividade profissional ou que procure consolidar percursos profissionais nas indústrias criativas e culturais, assim como para todos aqueles que pretendam lançar iniciativas empreendedoras e criar projetos e negócios inovadores nestas áreas.

Complementarmente, procura-se preparar os alunos para o aprofundamento da investigação académica, orientada para a prática e aplicada às indústrias criativas e culturais, durante a frequência de futuros programas de mestrado ou doutoramento.

A sólida experiência acumulada pelo conjunto do corpo docente, os protocolos e parcerias desenvolvidos com entidades e organismos do setor, a ligação a jovens empresas emergentes e a colaboração com alguns dos melhores especialistas nacionais e internacionais, permitem, hoje, oferecer uma formação pós-graduada inovadora, que combina as dimensões teórica-reflexiva e prático-experimental, pondo os discentes em contacto com a experiência de protagonistas do setor.

O plano de estudos, orientado para a produção e gestão de projetos, assim como para a mentalidade empreendedora e mudança criativa, explora as principais componentes da inovação e da criação de novas empresas, apoia-se no conhecimento aprofundado sobre a economia do setor, o desenvolvimento prático de iniciativas empreendedoras, o marketing e os estudos de mercado, as técnicas de criatividade, com um enquadramento sobre as políticas públicas nacionais e europeias e os direitos de autor.

Parceiros:
Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social – CPMCS (Associação de Meios que agrega a Associação Portuguesa de Radiodifusão, Associação da Imprensa Diária e a Rádio Televisão Portuguesa)
Associação para o Desenvolvimento de Conhecimento e Inovação – POLITEC&ID

Coordenação do Curso:
Coordenador: José Cavaleiro Rodrigues
Subcoordenador: Pedro Braumann

Comissão Técnico-Científica do Curso:
Nacional
José Cavaleiro Rodrigues
Paulo Faustino
Pedro Braumann

Internacional
Terry Flew (Queensland University)
Robert Picard (University of Oxford)

PLANO DE ESTUDOS
(em vigor no ano letivo 2021-2022)

1.º Semestre
ECTSHorasÁrea Científica
Empreendedorismo, Inovação e Modelos de Negócio
52CS
Economia, Indústrias Criativas e Desenvolvimento
52CS
Direitos de Autor, Direitos Conexos e Regime das Marcas
52CS
Modelos e Técnicas de Criatividade
52EPM
2.º Semestre
ECTSHorasÁrea Científica
Produção e Gestão de Projetos Criativos e Digitais
52CS
Marketing, Comunicação de Organizações e Produtos Criativos
52EPM
Indústrias Criativas e Políticas Públicas
52CS
Metodologias de Investigação e Interação com a Indústria e Comunidade Cultural
52CS