Pós-Graduação Data Science para Comunicação e Marketing

Informações

Pós-Graduação em Data Science para Comunicação e Marketing

A ESCS, em parceria com a Sonae MC, a PSE e a SAS, apresenta o novo curso de Pós-Graduação em Data Science para Comunicação e Marketing.

A ESCS, em parceria com a Sonae MC (Grupo Sonae), a PSE (Produtos e Serviços de Estatística) e a SAS (Analytics, Artificial Intelligence and Data Management), apresenta o novo curso de Pós-Graduação em Data Science para Comunicação e Marketing.
O intuito desta parceria é um reflexo da estratégia da Escola na aproximação da academia às necessidades do mundo empresarial, combinando, numa única oferta formativa, as dimensões teórica/concetual e prática/experimental.

Contexto e Objetivos:
No sentido de acompanhar as necessidades do mercado, que procura avidamente por competências de análise, tratamento e interpretação de grandes quantidades de dados gerados pelo consumidor, a Pós-Graduação em Data Science para Comunicação e Marketing procura munir os profissionais de marketing e de comunicação de novas ferramentas que lhes permitam orientar com sucesso as estratégias num mundo digital, entender as tecnologias mais inovadoras, desenvolver a capacidade de analisar dados importantes e aplicar modelos analíticos de marketing e de comunicação.

Competências:
No final do curso, os alunos deverão poder compreender a importância do data driven marketing, entender que tipos de dados, insights e principais métricas são importantes para medir e acompanhar a execução das estratégias, saber utilizar as técnicas de machine learning e de previsão, entender que aplicações e tipos de artificial intelligence podem ser aplicadas nas interações com os consumidores, assim como realizar análises visuais e estatísticas de dados, implementar modelos e algoritmos usando as ferramentas associadas e saber identificar e resolver problemas de Big Data.

Destinatários:
Profissionais de Marketing e de Comunicação, oriundos de licenciaturas em áreas compatíveis, que pretendam alargar as suas competências analíticas e/ou para quem a análise de dados e gestão do conhecimento são fatores de diferenciação a nível profissional.

Saídas Profissionais:
Os detentores da Pós-Praduação em Data Science para Comunicação e Marketing são preparados para desempenhar funções nas diversas áreas da Comunicação e do Marketing, em que a análise de dados e a gestão do conhecimento são ferramentas importantes no seu desempenho profissional.

Corpo docente:
É composto por professores da ESCS e por profissionais especializados na área do Data Science da Sonae MC, da PSE e da SAS.

Duração do curso:
O curso tem a duração de um ano letivo, correspondente a 60 ECTS.

Objetivos do curso:
O curso de pós-graduação em Data Science para Comunicação e Marketing tem como objetivos:
• Compreender a importância do data driven marketing;
• Entender que tipos de dados, insights e principais métricas são importantes para medir e acompanhar a execução das estratégias;
• Saber utilizar as técnicas de machine learning e de previsão;
• Entender que aplicações e tipos de Inteligência Artificial podem ser aplicadas às interações dos consumidores;
• Realizar análises visuais e estatísticas de dados;
• Implementar modelos e algoritmos, usando as ferramentas associadas;
• Saber identificar e resolver problemas de Big Data, modelos e validação.