Projetos de Desenvolvimento

A Escola Superior de Comunicação Social realiza Projetos de Desenvolvimento, em parceria com diversas entidades, numa lógica de cooperação e colaboração com a Sociedade, colocando especial enfoque em temáticas de Responsabilidade Social. Estes projetos têm a participação de estudantes e espelham a cultura organizacional da instituição.

É no âmbito dos Protocolos de Cooperação, que a ESCS estabelece com várias entidades, que surgem os Projetos de Desenvolvimento, dotados de grande relevância social e académica, levados a cabo quer no âmbito das Unidades Curriculares quer pela própria Escola.

São exemplos destes Projetos de Desenvolvimento:


Projeto: Campanha “Consignação 2020”

Entidade: APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)

Descrição: Os estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, do ramo de Publicidade, foram desafiados a criar uma campanha de sensibilização, para a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), alusiva à consignação do IRS, no âmbito das unidades curriculares de Ateliê de Investigação Aplicado à Publicidade e de Ateliê de Agência.

Ficha Técnica

Unidades Curriculares: Ateliê de Investigação Aplicado à Publicidade e Ateliê de Agência

Curso: Licenciatura em Publicidade e Marketing (ramo de Publicidade)

Ano Letivo: 2018-2019

Docentes: Ana Cristina Antunes, João Barros, Nuno Melo da Silva e Rosário Correia

Aluno: Ana Faria, Clarisse Dias, Cláudia Fortes, Inês Santos, João Pereira e Rita Pequeno de Oliveira

Consultar o projeto, aqui.


Projeto: Vídeo institucional “Dilemas de ética no desporto”

Entidade: IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.), para o PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto)

Descrição: Os estudantes da Escola desenvolveram, no ano letivo 2015/2016, o vídeo institucional “Dilemas de ética no desporto”, no âmbito da parceria entre a ESCS e o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.), para o PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto), com vista à promoção de valores éticos na prática desportiva.

Ler o artigo sobre o projeto, aqui.


Projeto: Vídeo institucional “40 anos do Provedor de Justiça”

Entidade: Provedor de Justiça

Descrição: Os estudantes da Escola desenvolveram, no ano letivo 2014/2015, o vídeo institucional “40 anos do Provedor de Justiça”, no âmbito da parceria entre a ESCS e o Provedor de Justiça, com vista a assinalar os 40 anos do Provedor de Justiça.

Ler o artigo sobre o projeto, aqui.


Projeto: Receiving / Perceiving English Literature

Entidades: ESCS, ESHTE, FAL-UBI, FLUL-UL e FA-UL

Descrição: Receiving / Perceiving English Literature é um programa académico e cultural experimental e transdisciplinar focado nas formas multissensorais de interpretação literária inglesa na Era Digital. No ano letivo 2018/2018, o projeto, que já abordou autores como William Blake, Angela Carter e William Shakespeare, focou-se na obra de Jane Austen. Os estudantes da ESCS e de outras quatro instituições de Ensino Superior (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) foram desafiados a participar com trabalhos desenvolvidos em diferentes unidades curriculares. Os resultados foram apresentados na exposição Jane Austen 2.00, que esteve patente na Biblioteca da Faculdade de Letras, entre 8 e 20 de abril de 2019.

Ler o artigo sobre o projeto, aqui.


Projeto: Cobertura audiovisual da Futurália

Entidade: Futurália – Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade

Descrição: A ESCS é, há já cinco edições (2019, 2018, 2017, 2015 e 2014), parceira institucional da Futurália – Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade, assegurando a cobertura audiovisual da feira. Em contrapartida, é disponibilizado um stand, no qual os alunos representantes das atividades extracurriculares da Escola, bem como da Associação de Estudantes, proporcionam experiências de cariz prático aos visitantes.

Ler o artigo sobre a Futurália 2019, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2018, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2017, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2015, aqui.
Ler o artigo sobre a Futurália 2014, aqui.