Economia da Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade

O projeto de investigação Living Lab Comportamento Ético-Sustentável do Consumidor Antes e Depois da Pandemia COVID (SDGsConsum), a ESCS e o IPL convidam:

Conferência (online) Economia da Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade
Data: 17 de maio de 2021
Hora: 10h

A sessão decorrerá através da plataforma online Zoom, neste link.


PROGRAMA

10h — Sessão de Boas-vindas
Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos (Coordenadora do SDGsConsum/ESCS)
Prof. Doutor Nuno Baptista (SDGsConsum/ESCS)

10h10 — Abertura Institucional
Prof. Doutor André Sendin (Presidente da ESCS)

10h20 às 10h35
Keynote Speaker: Prof. Dr. Manuel Mota (Associação Dinamizar)
(Chair Sustentability: Prof.ª Doutora Maria Duarte Bello)
10h35 às 10h45
Discussion

10h45 às 11h
Keynote Speaker: Prof. Doutor João Silvestre (Editor de Economia)
(Chair Economics Section: Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos)
11h às 11h10
Discussion

11h10 às 11h25
Keynote Speaker: Prof. Dr. João Pereira (Portugal Ventures)
(Chair Innovation: Prof. Doutor Nuno Baptista)
11h25 às 11h35
Discussion

11h35 às 11h50
Comunicação de Sua Excelência Prof. Doutor Eurico Brilhante Dias (Secretário de Estado da Internacionalização do XXII Governo Constitucional)
(Chair Entrepreneurship: Prof. Doutor Nuno Baptista)
11h50 às 12h
Discussion

12h — Sessão de Encerramento
Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos (Coordenadora do SDGsConsum/ESCS)
Prof. Doutor Nuno Baptista (SDGsConsum/ESCS)


Enquadramento da conferência:

Nas últimas décadas, assiste-se ao incremento do nível de educação e de consciência ambiental e social dos consumidores, que revelam uma preocupação crescente com os problemas atuais complexos e interdependentes do aquecimento global, desastres naturais, poluição, a destruição dos recursos naturais e desigualdade social. Por outro lado, as principais instituições nacionais e supranacionais, e respetivos decisores, têm vindo a debater opções para atingir soluções de compromisso, que, preservando o crescimento económico, permitam atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU e a Agenda 2030. No plano empresarial, a resposta aos desafios de sustentabilidade impostos pelos atores atrás referidos traz novas oportunidades de empreendedorismo e requer soluções inovadoras para a internalização pelas empresas de fatores que até então eram tratados como meras externalidades.
A conferência “Economia da Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade” tem como objetivo unir cientistas e investigadores, empreendedores e inovadores empresariais num contexto interdisciplinar de partilha, discussão e reflexão sobre as experiências, resultados de investigação e práticas inovadoras nos diferentes tópicos que constituem a economia da sustentabilidade, visando abordar o empreendedorismo e a inovação como fatores de crescimento sustentável, promover a investigação no domínio da economia da sustentabilidade e a aproximação e troca de experiências entre a academia e o domínio empresarial, criando valor acrescentado para os estudantes da ESCS.


Comissão de Honra:
Prof. Doutor André Sendin (Presidente da ESCS e anfitrião da conferência)
Prof. Doutor José Cavaleiro Rodrigues (Pró-Presidente do IPL para as áreas de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo e convidado de honra da conferência)
Prof.ª Doutora Sandra Miranda (Vice-Presidente da ESCS)

Conference Chairman:
Prof. Doutor Nuno Baptista (SDGsConsum/ESCS)

Conference Co-chairman:
Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos (Coordenadora do SDGsConsum/ESCS)

Comissão Científica:
Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos
Prof. Doutor Nuno Baptista
Prof.ª Doutora Sandra Miranda
Prof.ª Doutora Vanda de Sousa

Comissão Organizadora:
Prof.ª Doutora Maria Duarte Bello
Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos
Prof. Doutor Nuno Baptista
Prof. Dr. Paulo Tinta
Prof.ª Doutora Vanda de Sousa
Diogo Nicolau


Entidade financiadora:

O SDGsConsum é um projeto IDI&CA (Investigação Científica, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística) financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).


Notas biográficas:

Sua Excelência Prof. Doutor Eurico Brilhante Dias (Secretário de Estado da Internacionalização do XXII Governo Constitucional)
Prof. Doutor Eurico Brilhante DiasDoutorado e Mestre em Ciências Empresariais pelo ISCTE-IUL (2007 e 1999, respetivamente), e Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA Lisboa – atual Universidade Europeia de Lisboa (1995). Foi deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura, Vice-Presidente da Comissão dos Assuntos Europeus e membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Professor Auxiliar na ISCTE Business School (desde 2000); Professor na Universidade Europeia e Professor do Instituto Politécnico de Setúbal, na Escola Superior de Ciências Empresariais, ao abrigo de protocolo com o ISCTE-IUL (2013); e Assistente Estagiário, Assistente e Professor Auxiliar no ISLA Lisboa (hoje Universidade Europeia) – (1995-2000 e em 2009-2011). Investigador Associado da Business Research Unit – ISCTE (desde 2000). Perito Externo da Executive Agency for Small and Medium Enterprises, Comissão Europeia (ao abrigo do Programa COSME – Horizonte 2020 – 2017). Investigador Associado da Business Research Unit – ISCTE (desde 2000). Membro do Conselho Geral do ISCTE –IUL (2013-2017). Foi Membro Executivo do Conselho de Administração da AICEP (2010-2011). Membro Executivo do Conselho de Administração da AICEP Global Parque (2007-2010). Membro do Conselho de Administração da ADRAL (2007-2008). Membro da Comissão de Peritos para o Desenvolvimento do Programa Portugal Logístico (2006). Consultor de Empresas na Logistema e Diretor da Unidade Logisformação (1999-2001).

Prof. Doutor João Silvestre
Prof. Doutor João SilvestreDoutor em Economia pelo ISEG. Mestre e Licenciado em Economia pelo ISEG. Prof. Universitário na Escola Superior de Comunicação Social em unidades curriculares das áreas científicas de Economia e de Comunicação durante a última década. Orador convidado em várias Universidades e Conferências sobre macroeconomia e finanças públicas. Jornalista no semanário Expresso desde 2006. Editor de Economia do Expresso onde acompanha áreas como macroeconomia, finanças públicas e políticas económicas.

Prof. Dr. Manuel Mota
Prof. Dr. Manuel MotaDoutorando em Economia na Universidade de Extremadura com o tema de tese “Turismo Sustentável”. Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas, com especialização em Economia e Empresa. Licenciatura em Relações Internacionais. Deputado à Assembleia da República, nas X, XI e XII Legislaturas. Professor e Investigador nas áreas de Cidadania e Sustentabilidade. Exerce atualmente funções na Câmara Municipal de Barcelos, coordenando o Orçamento Participativo. Deputado à Assembleia Municipal de Barcelos. Presidente da Assembleia Geral da Associação Dinamizar – Comerciantes e empreendedores do Centro Histórico de Barcelos.

Prof. Dr. João Pereira
Prof. Dr. João PereiraDiretor de Investimento da Portugal Ventures, com enfoque em Digital. Está baseado no Porto. Tem 20 anos de experiência acumulada de investimento de capital de risco. Geriu e liderou os programas e fundos Finicia, Actec a Call for Entrepreneurship, intervindo em mais de 100 investimentos early stage. Obteve a Licenciatura (1988) e o Mestrado em Economia (1998) na Faculdade de Economia do Porto onde foi professor durante 15 anos. Como professor convidado, tem lecionado em especial temas de comercialização de tecnologia, modelos de negócio, marketing e estratégia em escolas como a Porto Business School, o IPAM e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Seleção de empresas promissoras no portfolio digital da Portugal Ventures: DefinedCrowd, Fever, Mercadão, Lovys, Barkyn, Aptoide, Zaask, Reatia.


Organização: Projeto de Investigação Living Lab Comportamento Ético-Sustentável do Consumidor Antes e Depois da Pandemia COVID (SDGsConsum)