A “Comunicação” nas Organizações Desportivas em Portugal

O Projeto de Investigação ‘Comunicação’ nas Federações Desportivas: o Estado da Arte em Portugal e a Academia Olímpica de Portugal convidam:

Encontro A “Comunicação” nas Organizações Desportivas em Portugal
Data: 11 de abril
Hora: 17h às 20h
Sala: 2P9

Conferencista convidada:
Maria Hopwood (Autora do livro “Sport Public Relations & Communication”)


Inscrições

A participação é gratuita mas limitada aos lugares existentes.

Os interessados deverão inscrever-se, aqui.


PROGRAMA

Sessão de Abertura
• Elmano Margato (Presidente do Politécnico de Lisboa)
• Jorge Veríssimo (Presidente da Escola Superior de Comunicação Social – Politécnico de Lisboa)
• Tiago Nunes Viegas (Presidente da Academia Olímpica de Portugal)
• Moderação: Ana Raposo (Escola Superior de Comunicação Social – Politécnico de Lisboa)

Painel A Comunicação nas Organizações Desportivas
• Moderação: Cláudia Silvestre (Escola Superior de Comunicação Social – Politécnico de Lisboa)

A comunicação como ferramenta de relacionamento nas organizações desportivas – o caso da Academia Olímpica de Portugal (AOP)
• Bibiana Farias (Coordenadora de Marketing e Comunicação, da Academia Olímpica de Portugal)

Apresentação dos resultados do projeto de investigação ‘Comunicação’ nas Federações Desportivas: o Estado da Arte em Portugal
• Ana Raposo (Escola Superior de Comunicação Social – Politécnico de Lisboa)

Perguntas e Respostas

Pausa

Masterclass Communication in and between Sports Organisations
• Conferencista: Maria Hopwood (Autora do livro “Sport Public Relations & Communication”)


Enquadramento do Encontro:

O Desporto, como uma atividade de lazer ou como competição profissional, para além de todas as atividades que, ao longo da História, desempenhou, em termos de coesão e desenvolvimento social, é algo que faz parte do nosso dia-a-dia, sendo que cada vez mais pessoas investem uma parte significativa do seu tempo em atividades desportivas, seja como atletas ou como espetadores.

Contudo, ao observar-se a produção teórica na área do que em geral designamos como Comunicação Estratégica, Comunicação Organizacional ou Relações Públicas, verifica-se que pouca atenção tem sido dada ao estudo e à compreensão do Desporto, nomeadamente, no que diz respeito ao trabalho dos profissionais de comunicação no contexto das suas organizações. Diríamos mesmo que o pouco que tem sido estudado se prende quase exclusivamente com os grandes clubes ou as áreas do desporto como grande evento; das maratonas aos campeonatos de futebol. Poucos autores têm analisado a questão da comunicação nas suas múltiplas vertentes e dimensões no seio das organizações responsáveis pela promoção ou dinamização do desporto. Em Portugal, pouco ou nada sabemos sobre esta realidade.

Foi precisamente para responder a todo um conjunto de questões sobre qual o papel desempenhado pela “comunicação”, que funções cumpre, como são os seus profissionais perspetivados, que o projeto de investigação ‘Comunicação’ nas Federações Desportivas: o Estado da Arte em Portugal, financiado pelo IPL – Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do concurso para financiamento de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística – IDI&CA – IPL/2017/CFD_ESCS e desenvolvido em parceria com a Academia Olímpica de Portugal, foi desenvolvido.

No quadro da perspetiva teórica que presidiu a esta mesma investigação, uma visão do mundo, se se quiser, de cariz pragmatista, e no momento de conclusão da mesma, promove-se este encontro visando não só a apresentação dos resultados a todos os atores envolvidos, como essencialmente uma reflexão sobre como podemos fomentar um entendimento da noção de “comunicação” para além de um seu entendimento meramente instrumental e, assim, permitir às organizações a prossecução e o cumprimento, de uma forma mais cabal, dos seus objetivos, tanto em termos da promoção do desporto como do desempenho das suas atividades, enquanto organizações em constante relação com todo um conjunto de stakeholders.


Nota biográfica de Maria Hopwood:

Maria Hopwood has been a university lecturer for almost 30 years. Her research interest is into sports public relations and communication, which means that her work bridges the disciplines of both public relations and sports management. Her most recent academic position was Lecturer in Sport Management at the University College for Football Business at Wembley Stadium. Prior to that Maria has taught at the University of Northampton (UK), Leeds Metropolitan University (UK), Bond University (Queensland, Australia) and the University of Teesside (UK). Maria has gained extensive experience working with professional sports organisations in both Australia and the UK such as Durham County Cricket Club, Middlesbrough Football Club, Brisbane Roar Football Club and Gold Coast United Football Club. She was also a member of the editorial boards for the journals Public Relations Review, the International Journal of Sport Communication and the International Journal of Sport Marketing and Sponsorship. A keen cricket fan, Maria is delighted to see her favourite sport providing an example of excellent applied sport public relations in the shape of Twenty20 cricket.


Organização:
• Equipa do Projeto de Investigação:
Mafalda Eiró-Gomes (Coordenadora)
Ana Raposo
Cláudia Silvestre
Tatiana Nunes
João Ferreira (Bolseiro)
• PR LAB

Apoios:
• Politécnico de Lisboa
• Escola Superior de Comunicação Social, do Politécnico de Lisboa
• Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, da ESCS

Parceiro:
• Academia Olímpica de Portugal

Financiamento:
O Encontro e o Projeto de Investigação são financiados pelo IPL – Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do concurso para financiamento de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística – IDI&CA – IPL/2017/CFD_ESCS e desenvolvidos em parceria com a Academia Olímpica de Portugal.